quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

CONGRESSO DO SINDICATO DOS CORREIOS DO MATO GROSSO DO SUL

Companheiros, Aconteceu em Campo Grande MS o V Congresso Regional dos Trabalhadores em Correios de Mato Grosso do Sul, com Delegados eleitos em todo o Estado, inclusive das Oposições e de forma democratica ao contrario do que a Conlutas faz.

Na abertura do Congresso já demonstrava claramente que seria um excelente Congresso, dos convidados a compor a mesa estavam representantes sindicais da CUT, secretario geral da Fentect junto com a presença do Diretor Regional da DR/MS, Senhor João Rocha.

É incrível como o Diretor é querido pela categoria daquele estado, bem diferente dos demais estados, principalmente SPM e SPI, Joao Rocha foi convidado a participar do Congresso da categoria; o mais interessante o Secretario Geral da Federação sentar junto com um Diretor dos Correios que demonstrou assim, que somos democraticos e interessados em trabalhar pelos trabalhadores e não ficar jogando pedra e permite perseguições e assédio moral como esta acontecendo na DR/SPI e SPM.

Ao debates da plenária começaram no dia seguinte com os temas:

1- Conjuntura Regional com o presidente do diretório regional do PT.

2 - Conjuntura Nacional com o deputado federal pelo PT Biffe.

3- Conjunturas de Correios com o secretario geral da Fentect Jose Rinaldo (Talibã)

Com todo domínio sobre o assunto os palestrantes estavam  preocupados sobre a conjuntura do governo Lula e a importância de se criar um parlamentar pelos Correios e a necessidade do trabalhador ocupar cargos na empresa, assim como na Petrobras que os trabalhadores ocuparam o poder e hoje gozam de um tratamento melhor doque nos Correios onde os cargos ocupados pelos ex sindicalistas não tem o apoio merecido e assim enquanto os pelegos oportunistas que nao gostam de trabalhar da Conlutas, ficam jogando pedra e pentelhando, preferem ficar pegando migalhas do que ocupar o poder e dar vida digna para os trabalhadores da base, assim como pensava o revolucionario Karl Marx e as toupeiras da Conlutas nunca vão entender.

O processo ocorreu de forma democrática, onde os delegados eleitos podiam fazer perguntas aos palestrantes e no final da terceira fala se encerravam as inscrições, dando todas as chances de sugestões contrarias ou não ao encaminhamento da plenária respeitando o regimento. Tudo que foi colocado em votação passou e os encaminhamentos pela luta da categoria foram aprovados por ampla maioria.

Em sua  palestra de conjuntura de Correios o secretario geral da Fentect analisou brilhantemente que o movimento sindical esta em crise e rachado em decorrência do acordo Bianual, mas que a Conlutas esta isolada nesse processo, ja que o PCO rompeu com a pelegada e a diretoria do SINTECTSJO deu outra bolada nas costas. A turma da Conlutas que compareceu estava sempre perdida e contraditória em suas palavras, ora dizia que o acordo foi ganho pela maioria dos sindicatos (18 x 17) e que foi um avanço nas perca salariais histórica da categoria, ora dizia que foi um retrocesso, mostrando claramente o despreparo dos militantes da Conlutas.

Abre se as falas e a surpresa começa, em sua fala e os delegados querem discutir Correios e não partido (PSTU) fazem muitas reivindicações e começam a mostrar que não estão querendo serem palhaços do circo da Conlutas igual a todo ano. Para surpresa de todos inclusive a do secretário-geral que achou que iria achar uma base da Diretoria Regional, disse em sua mais expirada frase que o que estávamos fazendo é um DESABAFO e não perguntas sobre a “plenária” tornando mais revoltante aos olhos dos delegados o despreparo dos SEMLUTAS.

A DIRETORIA DO SINTECTMS sugeriu que deveríamos mudar o estatuto, pois a plenária é soberana e o mesmo e totalmente antidemocrático Conlutas, deveria expor ideias e não tumulto, mas  fomos negado e mais uma vez vimos que éramos palhaço de um circo armado contra a Direção do SINTECTMS.

Portanto é necessária a organização dos trabalhadores dos Correios aqui em Mato Grosso do Sul e nacionalmente para que possamos construir um Correios 100% estatal e de qualidade sobre controle dos trabalhadores, mas a Conlutas é contra.

Segue em anexo as fotos do Diretor Regional João Rocha junto com o secretario geral da Fentect (Talibã) e o secretario geral do Sintect/MS Alexandre Takachi .

Nenhum comentário:

Postar um comentário